Questionario as partes Interessadas

O motivo de você responder esse questionário é porque a instituição ou empresa no qual você trabalha é uma parte interessada da ASSOBARI, ou você é um membro associado da entidade. Partes interessadas são todos aqueles que de forma direta ou indireta tem uma relação com a organização que esta sendo avaliada, nesse caso a Assobari. Essa avaliação é muito rápida e, além disso, é totalmente confidencial, você não precisa se identificar. Porque a Assobari esta realizando essa pesquisa? O acesso às partes interessadas é uma forma de garantir a transparência no processo de certificação e a melhoria continua. Quando uma parte interessada é acessada de forma voluntaria ela tem a oportunidade de sugerir pontos de melhoria. E isso é fundamental para a transparência das relações e credibilidade da certificação para o qual a organização investe recursos e esforços para alcançar ou manter.
A Assobari gostaria de agradecer antecipadamente pelo seu esforço e atenção em contribuir com a melhoria continua e desenvolvimento sustentável da Assobari! Plano de Gestão Ambiental - ASSOBARI Avaliação dos impactos positivos e negativos na produção de Cana-De-Açúcar.

Identificação das partes interessadas








Questionário
Impactos: Ambiental, Social e Econômico.

I= Irrelevante
B R= Baixa Relevância
M R= Média Relevância
A R= Alta Relevância

PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS Natureza AÇÃO DE GESTÃO RELEVÂNCIA
Positivo Negativo O que melhorar? Tipos de Controle I/ B R/ M R/ A R
1 - Supressão de remanescentes de vegetação nativa (Isolamento)
2 - Contaminação dos cursos d’água por fertilizantes artificiais
3 - Contaminação dos cursos d’água por agroquímicos
4 - Salinidade do Solo (excesso de adubações)
5 - Atropelamento da fauna local (animais)
6 - Serviços ecossistêmicos (Erosão, Assoreamento).
7 - Ação de processos erosivos no solo e assoreamento de cursos d água
8 - Compactação do solo
9 - Redução da disponibilidade hídrica
10 - Emissão de particulados (Fuligem, gases de agroquímicos).
11 - Poluição do Ar – Produção de Cana de Açúcar
12 - Mudança climática (poluição do Ar)
13 - Risco de contaminação de solos
14 - Fertirrigação (Vinhaça)
15 - Queimada da Cana (Proibido na Região)
16 - Geração de Ruídos
17 - Disbuta de Terras
18 - Disputa de Água
19 - Trabalho Forçado Infantil
20 - Aumento dos custos de habitação alimentação e serviços
21 - Geração de resíduos sólidos
22 - Geração de benefícios sociais
23 - Geração de emprego e renda
24 - Fomento à economia da região
25 - Aumento na arrecadação de impostos
26 - Atuação da ASSOBARI (Comunidade)
  • Sugestões

Questões dissertativas sobre a ASSOBARI como organização:

1. Do seu ponto de vista, quais são os pontos FORTES da ASSOBARI? Explicação: Vantagens internas da empresa em relação a outras empresas do mesmo segmento percebidas por você. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.. Todas as respostas são confidenciais e a organização só terá acesso as informações agrupadas.
Resposta:

2. Do seu ponto de vista, quais são os pontos FRACOS da ASSOBARI? Explicação: Desvantagens internas da empresa em relação outras empresas do mesmo segmento percebidas por você. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações desadequadas, marca fraca. Todas as respostas são confidenciais e a organização só terá acesso às informações agrupadas.
Resposta:

3. Do seu ponto de vista, quais são as OPORTUNIDADES que a ASSOBARI deveria aproveitar? Explicação: Aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Todas as respostas são confidenciais e a organização só terá acesso às informações agrupadas.
Resposta:

4. Do seu ponto de vista, quais são as AMEAÇAS que a ASSOBARI deveria estar atenta? Explicação: Aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Todas as respostas são confidenciais e a organização só terá acesso às informações agrupadas.
Resposta:

5. Do seu ponto de vista, quais são as atividades da ASSOBARI que geram IMPACTOS POSITIVOS? Explicação: Impactos positivos são todos aqueles que são vistos como melhoria em pelo menos uma das áreas: econômica, social e ambiental. Todas as respostas são confidenciais e a organização só terá acesso às informações agrupadas.
Resposta:

6. Do seu ponto de vista, quais são as atividades da ASSOBARI que geram IMPACTOS NEGATIVOS? Explicação: Impactos negativos são todos aqueles que são vistos como uma piora em pelo menos uma das áreas: econômica, social e ambiental. Todas as respostas são confidenciais e a organização só terá acesso às informações agrupadas.
Resposta: